Acerca do Cineclube

logo_cineclube1

Santarém foi cidade pioneira na divulgação do cinema, tendo apresentado uma primeira sessão de animatógrafo no Teatro Rosa Damasceno em Junho de 1896, poucos dias depois de ter sido efectuada em Lisboa, em 18 de Junho do mesmo ano, a primeira exibição de animatógrafo.

Mais tarde, após prosseguimento de sessões de animatógrafo igualmente no Teatro Rosa Damasceno nas primeiras décadas do séc.XX, em 1932, foi criada a Associação Scalabitana dos Amigos do Cinema.

No mesmo ano em que se fundou o Círculo Cultural Scalabitano, 1954, foi criado o Cineclube de Santarém, só vindo a ser aprovados os seus estatutos por despacho ministerial de 28 de Abril de 1955, após funcionamento durante mais de um ano de uma Comissão Organizadora.

Prosseguindo ininterruptamente a sua actividade de divulgação do cinema, através de sessões mensais no Teatro Rosa Damasceno e da exibição de curtas-metragens em 8mm e 16mm quer na sua sede, na Avenida 5 de Outubro, quer na Associação Académica de Santarém, no Círculo Cultural Scalabitano, em escolas e até, com muita regularidade, no Estabelecimento Prisional de Santarém, junto do Governo Civil, proporcionando-se discussão temática e cineclubista com base nos filmes apresentados, veio a interromper a sua actividade alguns anos após o 25 de Abril de 1974.

Com o incremento e a difusão da televisão, dos filmes em formato digital e a utilização progressiva da internet, a significativa alteração tecnológica impõe uma actualização do conceito cineclubista aos tempos actuais, continuando, no entanto, a revelar-se do maior interesse a divulgação de bom cinema, para além daquele que é passado nos circuitos comerciais, bem como a divulgação e a formação a nível do cinema independente.

São estes os objectivos de uma Comissão Dinamizadora do Cineclube de Santarém que, espera o apoio e a participação de todos os que se interessam pelo cinema de qualidade.

Apelamos, assim, à participação nas iniciativas que o Cineclube de Santarém venha a desenvolver, bem como na vida associativa desta associação, designadamente nas assembleias gerais.

O Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS/Fórum Actor Mário Viegas), depositário do espólio do Cineclube de Santarém acarinha este renascer, proporcionando o apoio necessário para o desenvolvimento deste projecto.
A Câmara Municipal de Santarém/Teatro Sá da Bandeira também apoia este projecto de reactivação do Cineclube de Santarém.

Anúncios