VARIAÇÕES DE CASANOVA | 28/01/2015

casanova

Título original: The Casanova Variations

De: Michael Sturminger

Com: John Malkovich, Fanny Ardant, Tracy Ann Oberman, Veronica Ferres

Género: Drama

Classificação: M/12

Outros dados: ALE/Áustria/FRA/POR, 2014, Cores, 118 min.

SINOPSE: Giacomo Girolamo Casanova nasceu em Veneza (Itália), em 1725. Célebre pela sua existência libertina, foi um sedutor e amante instigado por um desejo de aventura e conhecimento que nunca o abandonou, nem na velhice. De espírito temerário, passou grande parte da vida em viagens pela Europa, onde foi encontrando algumas das mais importantes personalidades do seu tempo, como Mozart, Voltaire ou Rousseau. Mais tarde, já de idade avançada, dedica-se à escrita de “História da Minha Vida”, uma longuíssima obra biográfica onde confessa as suas aventuras e que, desde a sua publicação, constitui um importante testemunho do pensamento do século XVIII.

Neste “Variações de Casanova”, o protagonista, já idoso, recebe a visita de Elisa van der Recke, uma bela e misteriosa mulher que o fará recordar o passado, as suas paixões e, sobretudo, o seu constante medo da morte.

Com produção de Paulo Branco e realização e argumento de Michael Sturminger, um filme-ópera que conta com a participação de John Malkovich, Fanny Ardant, Tracy Ann Oberman, Veronica Ferres e Maria João Bastos, entre outros.

LOCAL: Teatro Sá da Bandeira | 4€ (2€ sócios Cineclube)
DATA: 28 janeiro, 4ª feira, 21h30m