A ÚLTIMA ESTAÇÃO | 26/02/2014

55d793be1_162013250711

 

A Última Estação

Título original: The Last Station

De: Michael Hoffman

Com: Christopher Plummer, Helen Mirren, Paul Giamatti, James McAvoy, Kerry Condon

Género: Drama

Outros dados: RUS/GB/ALE, 2009, Cores, 112 min.

 

SINOPSE: Nos tempestuosos últimos anos da sua vida, Leo Tolstoi (Christopher Plummer), o mais aclamado de todos os escritores russos, vive dividido entre a sua doutrina de pobreza e castidade e toda uma vida hedonista. Por esse motivo, pondera abdicar de tudo isso e ceder, em testamento, os direitos autorais da sua obra ao povo russo. Em 1910, depois de 48 anos de casamento e total dedicação, Sófia Andréevna (Helen Mirren), esposa e mãe dos seus 13 filhos, vê-se na iminência de perder todo o seu património. Consumida pela raiva, ela levará a sua luta ao limite e, em desespero, usar-se-á de todos os trunfos para proteger o legado do marido e o futuro da sua família.
Realizado por Michael Hoffman (“Um Dia em Grande “, “Sonho de Uma Noite de Verão”, “O Clube do Imperador”), é baseado na obra do escritor Jay Parini que, usando os diários do escritor e os testemunhos de familiares e amigos, reconstitui o último ano de vida de Lev Tolstoi(1828-1910), um dos mais importantes escritores de todos os tempos.
O filme foi nomeado para dois Óscares, nas categorias de Melhor Actriz (Helen Mirren) e Melhor Actor Secundário (Christopher Plummer).

 

LOCAL: Teatro Sá da Bandeira | 4€ (2€ sócios Cineclube)
DATA: 26 fevereiro 2014, quarta-feira, 21h30m