4 CURTAS: REI INUTIL, ENTRECAMPOS, GAMBOZINOS, NA ESCOLA | 04/12/2013

15853373_7P5GK

4 CURTAS: REI INUTIL, ENTRECAMPOS, GAMBOZINOS, NA ESCOLA 

De: Telmo Churro, João Rosas, João Nicolau, Jorge Cramez

Género: Curtas-metragens

Outros dados: POR, 2013, Cores

A produtora O Som e Fúria apresenta um programa de quatro curtas-metragens de realizadores distintos: “Rei Inútil”, de Telmo Churro; “Entrecampos”, de João Rosas; “Gambozinos”, de João Nicolau; e “Na Escola”, de Jorge Cramez. Todas elas se debruçam sobre a infância ou a juventude, no que elas têm de  descobertas, medos e expectativas.

“Rei Inútil”, de Telmo Churro

Elenco: Pedro Neto, Joana Feijó, Bárbara Valentina, Manuel Mozos, Fernando Rebelo

Sinopse: Tiago é um aluno repetente, finalista do ensino secundário. Apesar de apelar ao divino, vai novamente chumbar o ano. Entre mentir à benevolente mãe e ceder à tentação de viajar com a namorada, Tiago vai ter de tomar decisões. Talvez Tiago não seja um caso perdido.

“Entrecampos”, de João Rosas

Elenco: Francisca Alarcão, Francisco Melo, João Simões, Miguel Carmo

Sinopse: Mariana tem 11 anos e acabou de se mudar de Serpa para Lisboa com o pai. Os primeiros dias na cidade são passados a arrumar a casa e a conhecer o novo bairro, Entrecampos. Após o primeiro dia de aulas, Mariana perde-se a voltar para casa da escola e tem de telefonar ao pai a pedir ajuda. No dia seguinte, trava amizade com um rapaz da sua turma, Nicolau, e o irmão deste, Simão, mais velho. Os dois irmãos convidam Mariana para lanchar e ajudam-na a chegar a casa.

“Gambozinos”, de João Nicolau

Elenco: Tomás Franco, Paulo Duarte Ribeiro, Pedro Leitão, Isabel Portugal, Ana Sofia Ribeiro

Sinopse: Um rapaz de dez anos debate-se com as agruras da vida numa colónia de férias. Não é fácil ser ignorado pela menina dos seus olhos e ver a camarata vandalizada por rufias quase adolescentes. Felizmente, na floresta, os gambozinos teimam em não aparecer.

“Na Escola”, de Jorge Cramez

Elenco: André Morais, Simão Bárcia, Tomás Ferreira de Almeida, Valéria Brites, Marta Mateus

Sinopse: Como se não estivesse ali, indiferente ao tédio das crianças à sua volta, a professora continua a escrever no quadro um poema de Camões. Valéria, Simão, Tomás e André trocam olhares e saem sem ninguém dar por isso. Começam a correr. Ninguém sabe correr como as crianças. Correm, correm sem parar. Paisagens inéditas, espaços de aventura, e… a Natureza: lugar novo e intenso. Demasiado novo, demasiado intenso. Valéria e os seus companheiros saíram da sala de aula ou acordaram dentro de um sonho?

LOCAL: Teatro Sá da Bandeira | 4€ (2€ sócios Cineclube)
DATA: 4 de Dezembro 2013, quarta-feira, 21h30m