FUTEBOL DE CAUSAS | 06/04/2011

Futebol de Causas
De: Ricardo Antunes Martins
Género: Documentário
Classificação: M/6
POR, 2009, Cores, 70 min.

DocLisboa 2009 – Selecção Oficial
XVII Festival Caminhos do Cinema Português 2010 – Selecção Oficial

SINOPSE:
O regime ditatorial vigente em Portugal, estendeu-se durante grande parte do século XX.
Coimbra, como grande pólo universitário, viveu momentos de grande tensão e inconformismo, nos quais o seu movimento académico de grande mobilização e agitação, acabaram por desencadear e espoletar socialmente o espírito da necessidade colectiva de fazer cair o regime.
Um dos principais meios de divulgação e propaganda dos estudantes e dos ideais revolucionários e reivindicativos académicos residiu na sua equipa de futebol, a Associação Académica de Coimbra, como forma de fazer chegar a mensagem e consciencializar o maior número de pessoas.
A Académica transformou-se numa bandeira viva da luta estudantil e deu voz ao acordar de um povo, sendo o seu ‘toque a reunir’.
Foi de resto com o luto académico, em plena ‘crise de 69’, que se viveu o ponto mais alto da posição de força estudantil com a presença da Académica na final da Taça de Portugal, na qual os jogadores, também eles estudantes e parte activa na militância da causa estudantil, aderiram ao projecto, tornando aquela final no Estádio Nacional no maior comício de sempre contra o regime.
Este documentário pretende mostrar o movimento estudantil e crises académicas pelo ponto de vista dos jogadores da Académica e a forma como estes contribuíram e se envolveram na luta enquanto estudantes e Homens.
As figuras centrais do documentário serão concomitantemente os dirigentes estudantis e os jogadores da década de 60, directamente envolvidos no processo.

O realizador Ricardo Antunes Martins estará presente para uma conversa com o público.

Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: 06/04/2011, quarta-feira, 21h30m
Bilhete: 4€ (2€ sócios Cineclube de Santarém)

Iniciativa integrada no programa oficial das comemorações do 25 de Abril (organização conjunta da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril, Cul.Tur e Câmara Municipal de Santarém,  com o apoio do Governo Civil  do Distrito de Santarém).