A COMUNIDADE | 11/12/2010

A Comunidade
Título original: La Comunidad
Realizador: Alex de la Iglesia
Intérpretes: Carmen Maura, Eduardo Antuña, Jesús Bonilla, Paca Gabaldón, Sancho Garcia
Género: Comédia negra
Classificação: M/12
ESP, 2000, Cores, 105 min.

“La Comunidad” é uma comédia negra que consegue dosear de forma notável elementos de humor, suspense e horror.

Neste filme, que passou discretamente pelas salas de cinema portuguesas, o realizador Alex de la Iglesia atinge um belo equilíbrio entre o cinema de autor e o cinema comercial, buscando inspiração em Hitchcock e Polanski, não perdendo de vista sucessos do cinema popular, com alusões a “Star Wars” e a “The Matrix”. E consegue juntar tudo isto numa obra de humor refinado e com forte identidade própria, mantendo sempre o espectador agarrado à tela entre o riso e a expectativa.

Com um enredo criativo e inteligente na forma como mistura géneros e referências, é também uma brilhante sátira social, revelando os extremos a que o ser humano pode chegar quando a ganância se instala. E tudo isto sem comprometer o seu  principal objectivo: Divertir.

Sinopse: Benvindos a esta intrigante comunidade… Uma agente imobiliária com sorte… Um cadáver descoberto… Uma comunidade de vizinhos revoltados… 300 milhões escondidos debaixo de um soalho… Algo de misterioso aconteceu nesta casa. Vencedor de 3 Prémios Goya: Melhor Actriz (Carmen Maura), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Actor Secundário (Emilio Gutiérrez Caba).

Local: Fórum Actor Mário Viegas

Data: 11/12/2010, sábado, 21h30m

Sessão destinada a formação de público, com entrada livre sujeita à lotação da sala

“La Comunidad” – IMDb

Críticas em Cinema2000