CARTAS A UMA DITADURA | 21/04/2010

Cartas a Uma Ditadura

Título original: Cartas a Uma Ditadura
De: Inês de Medeiros
Género: Documentário
Classificação: M/12
FRA/POR, 2006, Cores e P/B, 60 min

Sinopse: Uma centena de cartas, escritas por mulheres portuguesas, em 1958, foram encontradas por acaso num alfarrabista que não as leu por achar que eram cartas de amor.
Respondem a uma circular enviada por um misterioso Movimento de apoio à ditadura do qual não há referência nos livros de história.
A circular a que respondiam nunca chegou a ser encontrada mas, pelas respostas que temos em mãos, percebe-se que era um convite para que as mulheres se mobilizassem em nome da paz, da ordem, e sobretudo em defesa do salvador da pátria: Salazar. Em todas as cartas, estas mulheres falam da gratidão e da admiração que têm pelo ditador.
Mas, como se a necessidade de falar fosse mais forte, por entre chavões e frases feitas, surgem por vezes o medo, a tristeza, o isolamento em que se vivia em Portugal nos anos 50. Uma costureira, muitas professoras primárias, donas de casa, algumas esposas de homens importantes do regime assinam as cartas.
Ao confrontar, hoje, estas mulheres com os fantasmas do passado, e graças a um material de arquivo inédito, Cartas a uma ditadura é um mergulho perturbador no obscurantismo que dominou Portugal por mais de 50 anos.

Local: Teatro Sá da Bandeira

Data: 21/Abril/2010, quarta-feira, 21h30m

Bilhete: 3€ (2€ sócios Cineclube de Santarém)

A sessão contará com a presença da realizadora Inês de Medeiros para falar sobre o filme e responder às questões colocadas pela audiência. Será seguida de um debate/colóquio sobre o papel da Mulher durante a ditadura. Contamos com a vossa presença!

Iniciativa integrada no programa oficial das comemorações do 25 de Abril, com a colaboração da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril e da Câmara Municipal de Santarém, e com o apoio do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.

Prémios:

  • DocLisboa2006 – Prémio de Distribuição Atalanta Filmes para filme português
  • Prémio FIPA de Prata no Festival Internacional de Biarritz (França 2007)
  • Prémio do Público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Brasil 2007)
m a presença da Realizadora Inês de Medeiros na exibição do filme!
O filme será seguido de um debate/colóquio sobre o papel da Mulher durante a Ditadura.
Contamos com a vossa presença!