PEDRO E O LOBO | 31/05/2009

9680448_galPeter_and_the_Wolf9680358_gal

Título original: Prokofiev’s Peter & the Wolf
Realização: Suzie Templeton
Género: Animação
Música: Sergei Prokofiev
País: Reino Unido/Polónia/Noruega
2006, Cores, 29min.

O Cineclube de Santarém assinala o Dia da Criança com a exibição do filme de animação Pedro e o Lobo.

Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objectivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato [ou pata, em algumas versões], o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente.

Suzie Templeton realizou uma adaptação moderna do conto de Pedro e o Lobo, recorrendo a  animação stop-motion. É incomum na sua falta de qualquer diálogo ou narração, sendo a história apresentada  unicamente com imagens e som, interrompida por períodos de silêncio sustentado. A banda sonora é executada pela Philharmonia Orchestra de Londres e o filme teve a sua estreia com um acompanhamento ao vivo da orquestra no Royal Albert Hall em Londres.

O filme ganhou diversos prémios,  incluindo o Óscar de Melhor Curta-Metragem (animação) em 2008.

Sinopse

Pedro é um rapaz discreto, solitário, impedido de ir à floresta pelo seu  avô protector, tendo como seu único amigo um pato. Quando um lobo ameaça o seu amigo pato – bem como o gato gordo do seu avô e um pássaro com a asa partida de que Pedro se tornou amigo – Pedro corajosamente tenta apanhar  o lobo. O Avô, o povo da aldeia e os caçadores que têm antagonizado Pedro figuram todos no desenlace final.

Site do filme

Local: Fórum Actor Mário Viegas

Data: 31 de Maio de 2009, Domingo, às 15h

Entrada Gratuita